Passar para o Conteúdo Principal

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)

Logotipo Principal

 

Sever do Vouga foi o 1º concelho do distrito de Aveiro a avançar com o processo de descentralização de competências da Ação Social para as autarquias.

Com a descentralização de competências da administração direta e indireta do Estado para as autarquias locais em matéria da Ação Social (Lei 50/2018 de 16 de agosto), o município de Sever do Vouga passou a assumir competências em matéria do Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS), desde 1 de junho de 2022.

Este serviço tem como objetivo o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social e o acompanhamento da componente de inserção aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI).

Este serviço abrangerá todo o concelho de Sever do Vouga, desenvolvendo as seguintes atividades:

- Atendimento, informação e orientação de cada pessoa e família, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades, bem como dos serviços adequados à situação e respetivo encaminhamento, caso se justifique;

- Acompanhamento, de modo a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais de cada pessoa e família;

- Informação detalhada sobre a forma de acesso a recursos, equipamentos e serviços sociais que permitam às pessoas e famílias o exercício dos direitos de cidadania e de participação social;

- Atribuição de prestações de caráter eventual com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica;

- Planeamento e organização da intervenção social;

- Contratualização no âmbito da intervenção social;

- Coordenação e avaliação da execução das ações contratualizadas.

  • O SAAS é assegurado por uma equipa técnica multidisciplinar constituída por profissionais de serviço social, psicologia, administrativos e uma coordenadora.
  • O serviço tem sede no Municipio de Sever do Vouga, mais especificamente no Serviço de Ação Social desta autarquia, sito na rua do Jardim, nº 150, 3740-262 Sever do Vouga.

O atendimento social irá funcionar diariamente na sede do concelho e em paralelo em todos as freguesias do concelho em dias específicos. Pelo menos um dia por semana o serviço deslocar-se-á à sua freguesia (locais identificados no flyer em anexo).

Este executivo camarário neste processo tem contado com a colaboração das IPSS locais, numa aposta num trabalho de alguma continuidade e proximidade com a comunidade local.

Poderá consultar os horários e os Técnicos afetos ao Serviço de Atendimento Social no flyer .

Cronograma das reuniões

Flyer

Regulamento Interno