11 Abril 2020

Caros Severenses,

Embora pareça que tudo começa a ficar mais calmo, estamos ainda longe da normalidade e os casos positivos têm aumentado, mesmo que de forma contida. Por isso, não podemos distrair-nos e deixar de cumprir com rigor as orientações e recomendações das várias entidades, Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministério da Saúde, Direção Geral de Saúde, GNR, Câmara e Proteção Civil.

No combate à pandemia, várias medidas têm sido tomadas pelo município, acrescentadas às já anteriormente anunciadas: Continuamos a fornecer materiais e equipamentos de proteção individual, ao Centro de Saúde, IPSSs, GNR e Bombeiros, de acordo com as suas necessidades e conforme vão sendo feitas as entregas, das várias encomendas que fizemos ( máscaras, balaclavas, viseiras, proteções em acrílico, álcool-gel desinfetante etc.).

Assumimos o pagamento dos testes imunológicos de despistagem do vírus aos funcionários e utentes das IPSSs, situação já comunicada há cerca de quinze dias à Delegada de Saúde e que já têm sido realizados. Estão também a ser realizados os testes de zaragatoa em parceria com a Saúde e a Segurança Social e prolongar-se-á a sua realização pela próxima semana até conclusão do rastreio total dos Lares.

Foi instalado um alojamento de retaguarda no Vougapark, com mais de 50 camas para acolher doentes e utentes das IPSSs, caso se esgote a sua capacidade de resposta e foram disponibilizados dois alojamentos locais do concelho, em caso de necessidade.

A Bolsa de Voluntários continua a crescer a um ritmo francamente surpreendente, pelo que quero aqui deixar o meu agradecimento também, a todos os inscritos pela disponibilidade, altruísmo e solidariedade manifestados, estando preparados para ajudar naquilo que for necessário.

Com os Bombeiros Voluntários foram criadas 3 equipas para apoio de emergência relativos ao Covd-19. O município disponibilizou para o efeito, um apoio financeiro extraordinário.

Foi ainda, aprovado um apoio às IPSSs e associações, através da antecipação e reforço do subsídio anual.

Suspenderam-se e cancelaram-se alguns eventos que habitualmente se realizavam no concelho.

Este ano vamos celebrar a Páscoa de forma diferente dos anos anteriores, sem a família toda (pais,avós, tios, padrinhos, colegas, amigos) e sem o cerimonial habitual, mas com a família mais próxima, mas ainda assim com esperança e agradecimento. Esperança de que tudo vai melhorar e que vamos sentir que valeu a pena o esforço de ficarmos em casa e agradecimento pela colaboração e a forma como todos estamos a cumprir as orientações emanadas da DGS e que repetidas vezes e das mais variadas formas vamos transmitindo à população.

Peço-vos mais uma vez que continuem a respeitar as indicações das autoridades e fiquem em casa, por vós e por todos nós.

Santa Páscoa para todos

O Presidente da Câmara