Lendas
Lenda da Moura da Cerqueira
"No tempo em que os mouros dominavam esta região, uma moura muito grande e muito arrogante, quando dava os seus passeios levava o filho ao colo e uma roca para fiar o linho. Certo dia sentou-se na borda do caminho, para amamentar o filho e apareceram-lhe inimigos em grande número. Ela para se salvar transformou-se numa pedra moura. Ainda agora, os habitantes do Coval e da Cerqueira, em certas noites de Lua Cheia, ouvem os gemidos da moura.
Lenda do Tesouro da Cabreia
![]()
"Há uma lenda que diz terem os mouros deixado cair uma grade de ouro no poço mais fundo da Cabreia, em Silva Escura. Segundo a lenda é possível recuperá-la com dois bois pretos e o livro de S. Cipriano, com uma reza que tem no dito livro. Foram os mouros que deram início, quando habitaram no ponto mais alto, ao lado da Cabreia, o Crasto."
Lenda das Pedras Mouras
" Já contavam os antigos, que na Senhorinha havia umas pedras mouras. Um dia, um rapazinho, subiu a um pinheiro, para apanhar pinhas e, ao olhar para longe viu um homem com uma mulher às cavalitas. Ele pousou-a em cima de uma pedra e disse: - Fica-te para aí moura, até que beldruegas nasçam, cresçam e dêem semente. A moura desapareceu, transformando-se numa pedra, depois o rapaz tentou saber o que eram beldruegas. Deitou-lhe terra em cima da pedra e semeou as sementes. Tratou delas, regou-as, até que as beldruegas deram frutos. Quando estavam criadas, apareceu a moura e o rapaz...casou com ela!"

