Passar para o Conteúdo Principal

Conhecidos os projetos vencedores do Orçamento Participativo de Sever do Vouga

Op22 1 1024 2500
08 Agosto 2022

 Os projetos “Requalificação da Senhora da Pena” e “Couto Aventura” foram os mais votados na edição 2022 do Orçamento Participativo de Sever do Vouga, entre as dez propostas que foram a sufrágio. 

O Orçamento Participativo surge na sequência de uma política de maior proximidade com todos os cidadãos, onde o seu espírito cívico e envolvimento local em iniciativas e projetos se afirma cada vez mais. 

“Trata-se de um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária que assenta na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes oportunidade de proporem e elegerem projetos de interesse para o concelho”, afirma a vereador Paula Coutinho, responsável do pelouro da Ação Social, salientando que esta edição “ultrapassou todas as expetativas”. 

A autarquia disponibilizou este ano uma verba de 50 mil euros, destinada a projetos que se enquadrassem em áreas como o ambiente e energia, coesão social, mobilidade e infraestruturas, cultura e turismo, ou educação e desporto. 

O período de votação, que decorreu entre de 24 de junho a 31 de julho, registou 2370 votos. 

O projeto “Couto Aventura” - da autoria de Joana Patrícia da Silva Rodrigues, com 25 mil euros de investimento - registou a preferência de 531 votantes, correspondendo a 22,41% da votação. 

O projeto ““Requalificação da Senhora da pena”” – da autoria de Magna Fernandes, com 21500 euros de investimento - registou a preferência de 266 votantes, correspondendo a 11,22% da votação. 

A votação - aberta a todas as pessoas singulares, com idades iguais ou superiores aos 18 anos, naturais ou residentes em Sever do Vouga – foi feita de forma presencial no edifício-sede da Câmara Municipal, nas sessões de voto, via SMS e online, mediante registo prévio com Cartão de Cidadão, no portal criado para o efeito.