Passar para o Conteúdo Principal

Serviço de Intervenção Familiar “Barco de Papel"

Serviço de Intervenção Familiar

O Serviço de Intervenção Familiar encontra-se integrado no Serviço de Ação Social e Saúde do Municipio de Sever do Vouga e carateriza-se essencialmente como sendo uma resposta local no âmbito da intervenção sistémica familiar.

Esta metodologia de intervenção debruça-se sobre a compreensão do individuo e dos seus problemas dentro do seu contexto relacional.

Inicia-se com uma família/casal em sofrimento que procura ajuda para entenderem e enfrentarem a situação em que se encontram.

Este tipo de intervenção ajuda a mobilizar os recursos para fazer face a fases difíceis da vida, sendo estas, acontecimentos inesperados ou mudanças inerentes ao percurso de qualquer família.

Existe um enfoque na procura de novas opções de relacionamento entre os elementos da família através sobretudo da comunicação familiar, de uma exploração da história familiar, das suas tradições e dinâmicas. Nesta busca de alternativas dá-se especial atenção às forças e recursos presentes em qualquer sistema familiar, sendo para isso necessário o envolvimento ativo da família na resolução dos seus problemas.

Destinatários: Famílias/Casais

Orientação: Ilda Martins

Licenciatura em Serviço Social

Mestrado em Famílias e Sistemas Sociais

Terapeuta Familiar em Formação da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

Contactos: asocialsaude@cm-sever.pt

Tel: 234555566 (ext 553)

Regulamento

Flyer

Ficha de pedido