Passar para o Conteúdo Principal

Projeto severense Erasmus+ WBL em Itália para reunião transnacional

Projeto severense Erasmus+ WBL em Itália para reunião transnacional
sever_pesaro_2
18 Fevereiro 2020

Decorreu no final do mês passado a 5ª reunião transnacional do Projeto Erasmus WBL – Succesful Practices na Província de Urbino e Pesaro, que acolheu os parceiros portugueses e espanhóis.

Com a chegada de todos os membros, no dia 22 de janeiro, procedeu-se ao teste da plataforma de gestão do programa e de validação de competências. Definiu-se o currículo com base em competências industriais nas áreas da manutenção, da mecatrónica, da mecânica e do fabrico mecânico.

Em termos de qualidade e monitorização, abordaram-se questões como os Planos de Comunicação, Disseminação e Avaliação, a página web e o logo do projeto. Atentou-se, também, na valorização e sustentabilidade do projeto e as respetivas abordagens e metodologias.

A 23 de janeiro discutiram-se tópicos como a página no facebook e a agenda de publicações e responsabilidades. Atentou-se nos próximos passos do projeto, com especial foco no futuro da parceria. A abertura da reunião contou com a presença de Paolini Giuseppe, Presidente da Província de Urbino e Pesaro, que cumprimentou todos os participantes e ressalvou o papel da cooperação europeia na promoção da solidariedade, da colaboração e da partilha de boas práticas. Marco Domenicucci, Diretor da organização anfitriã, abordou o desenvolvimento da inovação europeia, bem como as excelentes oportunidades de aprendizagem que os jovens têm em contextos culturais diferentes, viajando no mercado europeu sem barreiras. Ana Ribeiro da AEVA/EPA, agradeceu aos parceiros italianos pela organização da reunião e reforçou a importância das reuniões internacionais presenciais para a tomada de decisões e para o desenvolvimento do projeto.

Os currículos de competências estabelecidos para os jovens deverão incluir práticas de ensino inovadoras e criativas que interliguem a educação empreendedora e que afunilem as lacunas entre o ensino e as exigências do mundo do trabalho, gerando oportunidades para ambas as partes.

A mobilidade dos alunos portugueses será para Espanha, de 24 a 28 de fevereiro, para os quais será preparado um plano de trabalho. No final das experiências em contexto de trabalho, os estudantes terão direito a um diploma e a informação referente às competências adquiridas no decorrer do projeto.

O Multiplier Event a realizar-se em Portugal, irá decorrer no mesmo período da última reunião transnacional, permitindo a participação ativa de todos os parceiros. Este terá lugar durante o evento da Feira do Mirtilo de Sever do Vouga, a 26 de junho de 2020, sendo a reunião a 25 do mesmo mês.