Passar para o Conteúdo Principal

Câmara Municipal realizou ação de sensibilização contra incêndios

Câmara Municipal realizou ação de sensibilização contra incêndios
21 Junho 2018

No âmbito do regime jurídico de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE), a Câmara Municipal de Sever do Vouga, com a colaboração do Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, organizou uma sessão de esclarecimento, no dia 15 de junho, no Centro das Artes e do Espectáculo.

 

Após um enquadramento teórico, o público presente foi sensibilizado para a necessidade de se implementarem projetos de segurança contra incêndios, bem como medidas de autoproteção em edifícios.

 

Todos os edifícios e recintos são classificados em 12 utilizações-tipo, de acordo com o seu uso. Tendo em conta fatores como o número de pisos, pessoas que o utilizam e a capacidade de mobilidade das mesmas (crianças, idosos, acamados), os edifícios e recintos são classificados em quatro categorias de risco, que vão de “reduzido” a “muito elevado”. Recorde-se que as medidas de autoproteção são obrigatórias para todos os edifícios e recintos.

 

A ação enquadra-se na campanha nacional de sensibilização que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) está a promover, no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 13/2018 que determina um conjunto de iniciativas sobre a divulgação e cumprimento do regime jurídico da segurança contra o incêndio em edifícios.

 

A ANPC disponibilizou alguns contactos para esclarecimentos: 800 203 203 (segunda a sexta) e scie@prociv.pt.