Passar para o Conteúdo Principal

Praia Fluvial Quinta do Barco recebe três galardões

Co 522019   bandeiras praia fluvial 1 1024 2500
03 Julho 2019

O primeiro dia de julho trouxe à praia fluvial Quinta do Barco o reconhecimento pela qualidade da sua água e infraestruturas. As Bandeiras Azul e Praia Acessível – Praia para Todos foram hasteadas, tendo sido também atribuído o Galardão Qualidade de Ouro. Os galardões renovam o compromisso do Município de Sever do Vouga em fazer daquele espaço um cartão de visita da região.

Recorde-se que a Bandeira Azul é um galardão, da responsabilidade da ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa, concedido por um júri internacional que reconhece medidas e ações em prol do Ambiente. A Bandeira Azul integra um projeto mais amplo que contempla também a Educação Ambiental, visando sensibilizar e educar para as questões ambientais. Em Sever do Vouga, tendo em conta o tema do programa Azul este ano, “Do rio ao mar sem lixo”, estão a ser desenvolvidas nove ações: “A importância da Água em Sever do Vouga!”, “Água é Vida! Curiosidades, problemas e soluções”, “Ambiente sobre rodas!”, “Aprender fora de portas em Ecossistemas Fluviais”, “Brincadeiras na praia - ponto de partida para Eco atitudes”, “Descobrir o outro lado - Roteiro da Água para Todos!”, “Do Rio ao Mar sem Lixo!”, “O Ar e o Mar que respirámos!” e “Os suspeitos do costume - Do Rio ao Mar sem lixo!”.

A acessibilidade é outro dos pontos fortes da praia fluvial Quinta do Barco, desde 2006. Através da Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal procuram dotar as zonas balneares de condições que permitam o seu uso, independentemente do grau de mobilidade dos utilizadores.

Criado e desenvolvido pela Quercus, o Galardão Qualidade de Ouro baseia-se na qualidade da água das praias. A informação utilizada é a oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. Em 2019, para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de respeitar vários critérios, entre eles, uma qualidade da água excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2014 a 2017.