Passar para o Conteúdo Principal

Sever do Vouga integra Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Co 342019   federacao caminho santiago 1 1024 2500
31 Maio 2019

Foi com o objetivo de promover, divulgar, organizar e gerir os Caminhos de Santiago em Portugal que nasceu a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. No âmbito da sua estratégia de valorização do território, Sever do Vouga, que integra o Caminho de Santiago Caramulo e Vale do Vouga, é um dos municípios fundadores e participou na cerimónia oficial que decorreu no dia 17 de maio, em Vila Pouca de Aguiar.

Através da ação conjunta com a Federação, será implementada uma estratégia comum de valorização e promoção dos diferentes percursos do Caminho de Santiago. “Iremos trabalhar para reforçar o turismo religioso, através da promoção do património histórico, cultural e religioso, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e ambiental dos municípios que integram os caminhos”, explica o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, sublinhando que vê na Federação uma importante mais-valia. “Acreditamos na força do trabalho em parceria. O Caminho de Santiago é um percurso de evolução interior, mas também de lazer, desporto e aventura. Sever do Vouga tem muito para oferecer aos peregrinos”, conclui o autarca.

A primeira reunião de Assembleia da nova federação, que agrega cerca de 60 entidades, decorreu no antigo casino das Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar, eleita para presidir à direção. Entre fundadores, municípios e associações de peregrinos, estiveram presentes o presidente da Federação Europeia do Caminho de Santiago, Jean Benoit Girodet, e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte.

Recorde-se que, atualmente, estão identificados no nosso país três percursos principais. O mais percorrido é o Caminho Central, que sai da Sé de Lisboa, passa por Tomar, Coimbra, Porto e segue, depois, para norte; o Caminho da Costa, que se inicia no Porto, atravessa o Minho e entra em Espanha por Valença; e o Caminho Interior, que parte de Viseu e entra em Espanha por Vilarelho da Raia, em Chaves.

Na nossa região, Sever do Vouga integra, com os municípios de Viseu, Tondela, Vouzela, Oliveira de Frades, Águeda e Albergaria-a-Velha, o Caminho de Santiago Caramulo e Vale do Vouga, que faz a ligação entre Viseu e Albergaria-a-Velha, unindo, deste modo, o Caminho Interior ao Caminho Português.