Passar para o Conteúdo Principal

"Água é Vida” investe na sensibilização dos mais novos

Co 292019  agua e vida sensibilizacao 1 1024 2500
24 Maio 2019

Sensibilizar os mais novos para o valor da água é o objetivo do projeto pedagógico “Água é Vida”, dirigido aos alunos do 4.º ano de escolaridade. Através de jogos e experiências laboratoriais, o Município de Sever do Vouga e a AdRA fomentam as melhores práticas de responsabilidade social.

 

Durante uma manhã, a equipa de educação ambiental do projeto proporciona uma aula diferente. A atividade tem início com uma apresentação, onde é explicado como a água chega às nossas torneiras, desde a captação ao tratamento, passando pelo armazenamento, distribuição, recolha, tratamento e posterior devolução, através do Ciclo Urbano da Água. Os conhecimentos aprendidos são testados num jogo da glória gigante e as experiências laboratoriais, centradas nas diferentes densidades dos líquidos, explicam de uma forma divertida e acessível, como são separados os diferentes resíduos que chegam às ETAR-Estações de Tratamento de Água Residuais.

 

O projeto pedagógico teve o seu encerramento oficial em Sever do Vouga, na Escola do Calvário, no dia 23 de maio, com a presença de representantes da AdRA e do Município. Para a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Elisabete Henriques, trata-se de uma iniciativa que se reveste de importância na medida em que é um forte contributo para a Educação Ambiental. “Proporcionar o acesso ao conhecimento e incentivar as boas práticas desde cedo é garantir que teremos uma geração mais consciente e preparada para os desafios futuros”, afirmou.

 

Por sua vez, o presidente da AdRA, Fernando Vasconcelos, reforçou, sob o olhar atento dos mais novos, que a água é um recurso finito e imprescindível para o bem-estar das populações, recordando que existe uma grande equipa que trabalha todos os dias para que a água chegue às nossas casas, cabendo a todos o uso racional desse recurso.