Passar para o Conteúdo Principal

Ensino em contexto de trabalho é um dos objetivos do " Projeto From birth to adult age "

Img 20190111 122350 1 1024 2500
Curso 1 1024 2500
07 Fevereiro 2019

O Projeto From birth to adult age – a WBL successful Practice que conta com vários parceiros internacionais e com a participação de várias entidades severenses  continua em marcha. Recentemente decorreu em Aveiro uma formação para técnicos/professor,  no âmbito do acompanhamento de alunos em formação prática em contexto real de trabalho. A acção está a ser financiada pelo programa Erasmus +, ação chave 2, Parcerias Estratégicas para o Ensino e Formação Profissional.

Com esta formação, pretendeu-se que os tutores ficassem preparados para um melhor acompanhamento dos estagiários / formandos na  formação prática em contexto de trabalho; adquirissem métodos para planeamento de tarefas, atividades e definição de objetivos de aprendizagem; Desenvolvessem técnicas de motivação e outras para lidar melhor com os comportamentos dos formandos. Por outro lado, pretendeu-se que os Técnicos/Professores em contexto escolar promovessem uma melhor relação entre a Escola e as Instituições/empresas no processo de Formação Prática em Contexto de Trabalho dos alunos; Obtivessem ferramentas que os ajudassem no processo de acompanhamento e supervisão dos alunos em Formação Prática em Contexto de Trabalho; e desenvolvessem técnicas para lidar melhor com os comportamentos e motivação dos formandos.

Para além de tutores e professores das entidades parceiras do projeto, a saber da AEVA-Escola Profissional de Aveiro (entidade coordenadora do projeto), A. Silva Matos Metalomecânica SA, ITIS E. Mattei e Benelli Armi SPA, de Itália, Gestamp Technology Institute e Politeknika Ikastegia Txorierri, de Espanha, participaram outras entidades parceiras a nível local, nomeadamente da Renault SA, F. Ramada Aços e Dialogue Diversity Lda.

Foram dias de intenso trabalho, de partilha e de discussão de boas práticas. Os parceiros europeus regressaram a casa com o objetivo de replicar entre pares as apreendizagens recebidas de modo a poderem prosseguir com sucesso o desenvolvimento das atividades  previstas no ambito deste projeto.