Passar para o Conteúdo Principal

Forças de segurança do distrito participam em ação sobre violência doméstica

Co 1602018   workshop gnr 1 1024 2500
10 Dezembro 2018

As forças de segurança do distrito de Aveiro reuniram em Sever do Vouga para participar no workshop sobre Violência Doméstica, organizado pela Rede de Intervenção na Violência Doméstica (RIVD) de Sever do Vouga, no âmbito do seu quinto aniversário, com o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga. A iniciativa foi orientada pela jurista Elisabete Brasil, especialista em Violência Doméstica, e contou com a presença do Procurador, Dr. Domingos Santos (Departamento de Investigação e Ação Penal de Aveiro).

 

Mais de 30 militares da GNR participaram na ação que decorreu na Biblioteca Municipal, na tarde de 5 de dezembro. Em 2015, a RIVD abordou o tema da violência doméstica, em 2016, a violência contra os idosos, e no passado lançou um olhar atento sobre os agressores. “Este ano, decidiu-se direcionar a iniciativa para os agentes de autoridade, atendendo serem uma peça crucial no bom acolhimento e encaminhamento das vítimas de violência doméstica”, refere a RIVD.

 

Sobre a RIVD de Sever do Vouga:

Recorde-se que o Município de Sever do Vouga, consciente da gravidade da problemática da violência doméstica, e em colaboração com o Centro de Saúde de Sever do Vouga, criou a Rede de Intervenção na Violência Doméstica (RIVD) de Sever do Vouga, a 25 de novembro de 2013, data que assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

 

Informar e colaborar com as entidades competentes no levantamento das carências e identificação e mobilização dos recursos necessários à promoção dos direitos das vítimas; sensibilizar a comunidade; acompanhar a vítima e desenvolver um plano de segurança de acordo com as suas necessidades, incluindo o acompanhamento psicossocial e psicológico, e ainda colaborar com as entidades competentes no estudo e na elaboração de projetos no domínio da prevenção primária dos fatores de risco, são alguns dos objetivos da rede.