Passar para o Conteúdo Principal

Autoras severenses partilham afetos com o livro infantil “Rufus”

Co 1452018   apresentacao livro infantil rufus pos  1  1 1024 2500
19 Novembro 2018

“Trata-se da mais universal de todas as histórias em que o afeto apaga as diferenças e sobrepõe-se às dificuldades”. Foi assim que a Professora Ana Margarida Ramos, reconhecida especialista em literatura infanto-juvenil portuguesa, apresentou o livro “Rufus”, das autoras severenses Edite Costa Matos (texto) e Sónia Pais (ilustração). O lançamento decorreu na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, na tarde de 10 de novembro.

O livro conta a história da amizade entre um cavalo e uma lagartixa, cuja leitura, como analisa Ana Margarida Ramos, “reflete também o respeito pelo espaço do outro, ao abordar a construção identitária e o crescimento, bem como o caminho existencial de cada um”.

A autora Edite Costa Matos reforçou a mensagem de solidariedade presente no livro que, de alguma forma, cruza-se com a missão da instituição que criou com a sua família, a Fundação Mão Amiga, e para a qual revertem os lucros da publicação. Por sua vez, Sónia Pais refletiu sobre as dificuldades do trabalho criativo, um processo por vezes doloroso, mas que também é uma fonte de prazer, e sublinhou a importância da ilustração nos livros infantis, na medida em que permitem aos pequenos leitores descobrirem novas histórias para além da que é contada pelas palavras.

A apresentação contou com a presença de João Manuel Ribeiro, da Trinta Por Uma Linha, editora especializada em divulgar novos nomes da literatura infanto-juvenil, e do presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, que se mostrou satisfeito por ver a sala polivalente cheia. “É com muito gosto que acolhemos lançamentos de livros. O prazer é redobrado quando os autores são severenses. É a prova de que, entre tantas outras potencialidades, também somos um concelho de Cultura”, afirmou.

As ilustrações originais do livro podem ser vistas na Biblioteca Municipal até o dia 31 de dezembro.