Passar para o Conteúdo Principal

Cadeira todo o terreno é exemplo de turismo de inclusão em Sever do Vouga

Co 1192018   joelette orcamento participativo 1 1024 2500
18 Outubro 2018

A Câmara Municipal de Sever do Vouga vai apresentar a Joëlette, cadeira todo o terreno para pessoas com mobilidade reduzida, no dia 20 de outubro. Trata-se de um dos projetos selecionados pelos severenses no Orçamento Participativo (OP) 2017. A apresentação pública irá decorrer durante uma caminhada em Couto de Esteves.

 

O “Ponto i – Sever Inclui” foi o segundo projeto mais votado no OP que contemplou três vencedores. Com a aquisição da Joëlette, o projeto proposto pela severense Adélia Correia, defende o turismo acessível para todos, permitindo aos visitantes com mobilidade reduzida descobrir as ofertas turísticas do concelho. “O Orçamento Participativo é um momento de expressão democrática, em que os severenses se mobilizaram para encontrar soluções para questões que consideram pertinentes”, refere o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, aproveitando para agradecer a participação de todos.

 

Para o autarca, “o turismo tem sido uma área de grande importância na estratégia de desenvolvimento municipal”, recordando que “os investimentos feitos ao longo dos anos, através de infraestruturas, eventos e criação de produtos, têm contribuído para que Sever do Vouga conquiste um lugar de destaque não só na Região Centro, mas também no país”. Exemplo disso é a aposta no pedestrianismo, através dos 10 percursos pedestres que atravessam o concelho, aos quais se soma a Ecopista do Vouga. “A Joëlette vai permitir que todos, sem exceção, desfrutem dos nossos percursos pedestres e de todo o potencial turístico de Sever do Vouga, contribuindo para que o turismo de inclusão ganhe uma expressão maior no nosso concelho”, afirma António Coutinho.   

 

No dia 20 de outubro, a cadeira será apresentada e testada durante a caminhada “Descoberta das Montanhas Mágicas®”, na freguesia de Couto de Esteves. A iniciativa, organizada pela Desafios- empresa de desporto e aventura, vai permitir aos participantes descobrir algumas das paisagens e histórias deste recanto das Montanhas Mágicas®.

 

A Joëlette é de utilização gratuita e pode ser requisitada no Posto de Turismo de Sever do Vouga.