Passar para o Conteúdo Principal

A criatividade em tempo real com "Desenhos Efémeros"

Co 372018   desenhos efemeros 1 1024 2500
28 Março 2018

É já no dia 7 de abril, pelas 14h00, que o artista visual António Jorge Gonçalves vai ao Centro das Artes e do Espectáculo de Sever do Vouga apresentar “Desenhos Efémeros”. O livro, editado pela ABYSMO, documenta, em mais de 350 páginas, o método e a dinâmica performativa do desenho digital em tempo real. No final da apresentação, irá decorrer uma masterclass em que o artista irá partilhar o método com o público presente.

 

“Desenhos Efémeros” documenta a atividade performativa de António Jorge Gonçalves. Licenciado em Design Gráfico, criou e participou numa série de espetáculos e eventos, entre 2003 e 2017, como autor de desenho digital em tempo real, a solo ou em diálogo com parceiros tão distintos como os pianistas Bernardo Sassetti e Filipe Raposo, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a coreógrafa Amélia Bentes, entre outros. Ilustrado com fotografias dos espetáculos, a obra inclui também textos de Nuno Artur Silva, Carlos Pimenta, Pedro Moura, Rui Eduardo Paes e uma entrevista conduzida por Anabela Mota Ribeiro.

 

Dirigida a toda a comunidade, mas sobretudo a profissionais e estudantes de áreas artísticas (secundário, universitário e politécnico), a masterclass tem por objetivo divulgar o método e a dinâmica performativa do desenho digital em tempo real, possibilitando aos participantes a experimentação direta das suas possibilidades. Com esta ação, pretende-se inspirar o desenvolvimento da potencialidade performativa do desenho, que já é uma ferramenta de expressão ao alcance de todos e muito utilizada pelas gerações mais novas. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição através do correio eletrónico: centrodasartes@cm-sever.pt.