Passar para o Conteúdo Principal

Praia fluvial Quinta do Barco destaca-se pela qualidade ambiental e acessibilidade

Co 902018   hastear bandeiras praia fluvial 1 1024 2500
12 Julho 2018

A praia fluvial Quinta do Barco recebeu dois galardões que atestam a qualidade da sua água, infraestruturas e serviços. No início do mês de julho, num ato simbólico e informal, foram hasteadas as Bandeiras Azul e Praia Acessível – Praia para Todos. As bandeiras assinalam o empenho e o compromisso da Câmara Municipal de Sever do Vouga em fazer desta infraestrutura um dos muitos cartões de visita do concelho.

Com a atribuição da Bandeira Azul, um selo ecológico reconhecido internacionalmente, a ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa reconhece a qualidade ambiental da praia fluvial Quinta do Barco. Recorde-se que a associação atribui, anualmente, o galardão às praias fluviais e costeiras que cumprem critérios nas áreas da Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos, Segurança e Serviços. Este ano, na Região Centro, 39 praias (23 costeiras e 16 fluviais) foram galardoadas, 14 delas localizadas no distrito de Aveiro.

Além da qualidade ambiental, a praia fluvial Quinta do Barco destaca-se pela acessibilidade. A Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos tem sido atribuída desde o ano de 2006. O galardão é resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal, tendo como objetivo dotar as zonas balneares de condições que permitam o seu uso universal, sem que se ponha em causa a idade e/ou as dificuldades de locomoção ou mobilidade.