Passar para o Conteúdo Principal

Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade apresentado em Sever do Vouga

Co 882018   programa investimento territorios baixa densidade 1 1024 2500
04 Julho 2018

A Turismo Fundos, em colaboração com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e Município de Sever do Vouga, apresentou o Programa de Investimento em Território de Baixa Densidade. A sessão decorreu no dia 2 de julho, no VougaPark-Centro de Inovação.

Criar condições financeiras adequadas para estimular o aparecimento de projetos de investimento na área do Turismo e contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade das economias locais e regionais dos territórios de baixa densidade são alguns dos objetivos do programa que possui uma dotação de 25 milhões de euros.

Presente na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, referiu a crescente dinâmica do alojamento local no concelho, que conta também com uma boa oferta de turismo rural, e aproveitou para desejar que os proprietários e investidores severenses possam usufruir das mais-valias deste programa.

Com um processo de decisão mais ágil, o Programa de Investimento em Território de Baixa Densidade é uma oportunidade para dar vida e dinamizar projetos na área do Turismo. Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da Turismo Fundos, explicou aos presentes as orientações do programa. De uma forma simplificada, a Turismo Fundos compra o imóvel (terreno ou edificação) ao proprietário que passa a arrendatário, sendo-lhe permitido exercer o direito de compra. O valor da compra deve ser utilizado para investir no imóvel para realizar investimentos no âmbito da dinamização turística.

Apesar da calendarização para a entrega de candidaturas apontar para o dia 31 de julho, a Turismo Fundos garantiu que o prazo será prorrogado e/ou será lançada uma segunda fase do programa. Os critérios de seleção incidem no contributo para a diminuição das assimetrias regionais e valorização do desenvolvimento sustentável do território, sendo a criação de emprego um ponto a destacar. Contribuem ainda para uma avaliação positiva o caracter inovador do projeto, relativamente à diferenciação quando comparado a outros existentes na região, assim como a capacidade de disponibilizar serviços que gerem riquezas e diminuição da sazonalidade.

Todos os esclarecimentos que os potenciais promotores pretendam obter devem ser dirigidos à Turismo Fundos.

Para mais informações:

https://www.turismofundos.pt/atividade/programa-de-investimento-em-territorios-de-baixa-densidade/enquadramento