Passar para o Conteúdo Principal

Orçamento Participativo: “Sever do Vouga só faz sentido se for para todos!”

Co 592018   or amento participativo sess es  2  1 1024 2500
09 Maio 2018

O Orçamento Participativo de Sever do Vouga está a percorrer o concelho, com sessões de esclarecimento. Até o dia 14 de maio, todas as freguesias vão receber uma equipa da autarquia preparada para esclarecer as normas e regras do processo que visa reforçar a democracia local. Com a abertura da participação aos jovens, com idade igual ou superior a 16 anos, houve também sessões de esclarecimento dirigidas a esta faixa etária, no Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, nos dias 7 e 8 de maio.

 

Perante a audiência de jovens severenses, o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, apelou à participação. “Deem ideias, participem! Sever do Vouga só faz sentido se for para todos.”, referiu o autarca, acrescentando que se trata de “um momento de exercício de democracia que deve ser aproveitado por todos. Queremos uma participação cada vez maior dos cidadãos para que, juntos, possamos desenvolver de forma sustentável o nosso território”. E aproveitou para lançar o desafio: “seria um bom sinal para o futuro do nosso concelho que um dos projetos vencedores fosse da autoria de um jovem severense”.

 

Com uma dotação de 50 mil euros, o OP abrange a totalidade do território de Sever do Vouga e podem ser apresentadas ideias e projetos que se enquadrem nas seguintes áreas de governação: Ambiente e Energia, Coesão Social, Mobilidade e Infraestruturas, Cultura e Turismo, Educação e Desporto.

 

Ainda em maio, o OP voltará a percorrer as freguesias para recolher as ideias, durante as sessões de participação. A calendarização prevê que em junho sejam analisadas as propostas pelos serviços técnicos municipais, seguindo-se o período de reclamação pelos proponentes. Em julho, as eventuais reclamações serão apreciadas. A previsão é de que, no dia 26 de julho, os severenses conheçam os projetos que irão à votação, que irá decorrer entre o dia 27 de julho e 28 de setembro. O anúncio público dos projetos vencedores deverá ser feito no início de outubro.

 

Recorde-se que a primeira edição do OP de Sever do Vouga (2017) registou 1869 votos, através de 728 participações. Os vencedores foram: “Escarpas do Gresso” (implementação de um trilho pedonal acompanhando as quedas do rio Gresso, com valorização das suas margens), “Ponto i – Sever Inclui” (turismo acessível com recurso a uma cadeira todo o terreno para pessoas com mobilidade reduzida) e “Melhoramento do abrigo para animais abandonados”. Os projetos encontram-se em fase final de preparação e lançamento de concursos.

Calendário das Sessões de Apresentação da Propostas

Co 592018   or amento participativo sess es  1  1 1024 2500
Dsc 0767 1 1024 2500